Se você está iniciado no mundo da corrida, já deve ter ouvido falar dos géis de carboidrato, que servem de combustível fácil e eficiente para se consumir durante os treinos e provas. De muitas marcas e sabores, eles têm uma textura que lembra a do mel e são elaborados para suprir de forma rápida o que o corpo precisa repor depois do desgaste gerado pelo esforço físico intenso. Cada sachê de gel tem em média 30g de carboidrato – um pouco mais do que tem em uma banana – combustível suficiente para equilibrar os níveis de sais minerais e de calorias, depois de aproximadamente uma hora de treino.

Nem todo mundo, no entanto, gosta de gel ou simplesmente prefere se manter fiel aos alimentos no seu estado natural. Para estes paladares a gente indica uma seleção de alimentos fáceis de levar por aí e que suprem as necessidades do seu corpo. Você também pode usar a imaginação e preparar “energy balls”, as bolinhas energéticas preferidas de quem curte comida de verdade na hora dos treinos.

Castanhas e frutas secas

Uma boa opção tanto para antes e durante o treino como para aplacar a fome durante a tarde. Isso porque traz o açúcar (carboidrato) das frutas secas aliado às gorduras boas e um pouco de proteína das castanhas, nutrientes que ajudam a retardar a absorção desse açúcar, mantendo os níveis de glicose do sangue estáveis por mais tempo.

Frutas desidratadas

Basicamente as frutas sem a água, ou seja, com nutrientes e açúcar ainda mais concentrados. Damascos, uvas-passa e tâmaras são uma ótima pedida para dar aquela turbinada rápida nos níveis de açúcar do sangue.

Azeitonas

Podem ser ótimas aliadas de quem costuma perder muito sal (eletrólitos) durante o treino (manchas esbranquiçadas na pelo depois dos exercícios são um indicativo de que você é uma dessas pessoas). As azeitonas são ricas em sais minerais perdidos na transpiração, como sódio e potássio. Prefira as versões sem caroço, mais fáceis de consumir.

Energy Ball

O próprio nome já entrega: são verdadeiras bolas de energia. Além da alta concentração de açúcar natural dos alimentos, costumam trazer gordura das oleaginosas e muitas vitaminas e minerais. E o melhor: são fáceis de fazer (não vão ao forno) e muito mais gostosas que géis e outros produtos industrializados. Combinações comuns levam frutas secas (como tâmaras e damascos) e castanhas (com amêndoa, nozes), além de sementes (como linhaça) e grãos (como aveia).

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