Antes, durante e depois de atividades físicas a hidratação é fundamental para regular as funções do nosso corpo. Você não deve se hidratar apenas quando bate a sede e sim de maneira estratégica e calculada. No suor, enquanto nos exercitamos, perdemos líquidos e eletrólitos, sais minerais importantes que ajudam a regular nervos, músculos e níveis de hidratação. São eles – água e sais minerais como sódio, potássio e fósforo – que atuam na contração dos nossos músculos na nossa capacidade aeróbica, melhorando a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea e mantendo o funcionamento do corpo em ordem.  

Para dar conta das perdas, pessoas ativas costumam beber mais do que água, buscando nas bebidas esportivas (também chamadas de isotônicos) e em opções como água de coco e sucos de frutas, preparar o organismo para essas atividades e repor o que perdem durante e depois delas. Mas qual a diferença entre essas alternativas? Atletas de alta performance e pessoas comuns têm as mesmas necessidades? Quem transpira mais precisa repor mais líquidos? Como saber se estamos bem hidratados? A gente te ajuda a responder essas perguntas e a cuidar melhor da saúde.

 

O corpo de cada um

Cada um de nós tem necessidades distintas quanto à reposição dessas perdas de água e sais minerais. Isso porque uns transpiram mais, outros menos, uns perdem mais sais no suor do que outros, quem vive em regiões frias tem demandas diferentes de quem vive em regiões quentes. Esses fatores modificam muito a forma como devemos nos hidratar. Por isso, aqueles que se exercitam de forma mais intensa – como, por exemplo, em uma corrida de mais de uma hora – devem medir o quanto perdem durante esta atividade. O teste é simples: pese-se antes de uma corrida leve, de até uma hora, e procure não ingerir líquidos durante a prática. Se tomar algo, registre a quantidade ingerida. Depois da corrida, pese-se novamente e veja se houve alteração no seu peso. Cada 500g que você perde equivale a 500 ml de líquido que precisa repor. Então, se você perde 1 kg durante uma corrida de uma hora, beba de 1 litro a 1,5 litro de líquidos de duas a quatro horas depois da atividade, para reabastecer. Se você tiver ingerido algum líquido durante a prática, desconte esta quantidade da conta final do teste. Um bom indicador da hidratação é a cor da unira: quanto mais amarelo-claro, melhor.

 

Água em primeiro lugar

Na dúvida, vá de água. Esse líquido divino tem tudo o que precisamos para manter as coisas sob controle. Segundo especialistas, praticantes de atividades leves não precisam tomar nenhuma outra bebida específica além de água, já que seu corpo não perde a quantidade de eletrólitos que uma bebida isotônica iria repor. Quem faz atividades leves, de menos de uma hora, agrega apenas calorias extras quando opta por uma bebida isotônica.

 

Isotônicos para quem precisa

As bebidas esportivas são indicadas para aqueles praticantes de atividades mais intensas, como corredores e ciclistas em treinos fortes, de uma hora ou mais. Graças à sua composição turbinada,  que contêm carboidratos e eletrólitos, essas bebidas conseguem devolver, com eficiência, o que o corpo está consumindo durante o treino. Geralmente, recomenda-se bebidas com 30g de carboidratos. Como costumam ter açúcar na sua composição – às vezes mais do que os 30g recomendados aos homens e 25g às mulheres – não devem ser a sua escolha para hidratar-se durante ou depois de uma caminhada ou corrida leve, de até meia hora. Experimente o isotônico de lichia da Taeq!

 

Água de coco e sucos de fruta

Apesar do baixo valor calórico, a água de coco é uma bebida poderosa para ser consumida antes ou depois do treino, por conter fibras, vitaminas e sais minerais  como o cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre. Como também é rica em sódio, especialistas sugerem um consumo sem exageros, entre 150 e 200ml para cada 20 minutos de atividade. Já os sucos de fruta são boas pedidas para ajudar na recuperação muscular e dar energia extra depois dos treinos. Os benefícios vão variar de acordo com a combinação das frutas: a ação anti-inflamatória da pera, o poder anti-caimbras da banana, a força da vitamina C que a laranja traz ao sistema imunológico… escolha as suas preferidos, misture tudo e turbine seu corpo!

 

Quer um lugar para encontrar tudo o que você precisa e ficar hidratado na medida certa? No Pão de Açúcar as frutas estão sempre fresquinhas e os produtos da linha exclusiva Taeq dão o suporte que você precisa para a sua corrida, com isotônicos, água de coco e muito mais. Passa lá no Pão!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here