Existem inúmeras razões para treinar força. Levantar peso, por exemplo, te ajuda nas subida, desenvolver ossos, melhorar o controle do açúcar no sangue, evitar doenças cardíacas. Além de prevenir o aumento da gordura abdominal. Quer mais? Segundo nova pesquisa, levantar peso diminui risco de câncer.

A pesquisa, publicada na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, sugere que o levantamento de peso pode ser particularmente benéfico para reduzir o risco de câncer de cólon.

Mulheres que acordam cedo têm menos chance de ter câncer de mama 

Levantar peso diminui o risco de câncer

No novo estudo, os pesquisadores extraíram dados do estudo NIH-AARP Diet and Health para ver como o treinamento com pesos afetou o risco de 10 tipos comuns de câncer. O primeiro levantamento inclui informação sobre dieta, saúde e estilo de vida de mais de 560.000 membros da AARP. Os dados são de participantes com idades entre 50 e 71 entre os anos de 1995 a 1996. Eles receberam os questionários de acompanhamento em 2004 a 2006.

Os pesquisadores descobriram que o treinamento de força reduziu significativamente o risco de câncer de cólon. Aqueles que levantaram pesos tinham um risco 25% menor para o tipo comum de câncer do que aqueles que não levantaram. O levantamento de peso também parecia ter um efeito protetor contra o câncer de rim também.

Uma hipótese é de que o treinamento de força pode ajudar a promover algo chamado homeostase da glicose. Ele atuaria no equilíbrio da insulina e do glucagon para ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue. Isso é importante, porque o alto nível de açúcar no sangue está associado a um risco maior de câncer de cólon.

Estes resultados baseiam-se em pesquisas anteriores que mostram um papel protetor do bombeamento de ferro. Essas pesquisas trataram os hábitos de exercício de mais de 80 mil adultos. E o que descobriram foi que as pessoas que levantavam pesos apenas duas vezes por semana tinham 31% menos probabilidade de morrer de câncer.

Reforço na prevenção

Pesquisas feitas no início deste ano descobriram que o HIIT também pode evitar o câncer de cólon. Um estudo publicado na Physiology Society descobriu que o crescimento de células de câncer de cólon em sobreviventes de câncer colorretal foi imediatamente reduzido após apenas uma sessão do HIIT.

Uma sessão de HIIT já pode impedir o crescimento de células cancerígenas 

Embora mais pesquisas sejam necessárias, não há motivo para não adicionar o trabalho do HIIT e fortalecimento ao seu treino. Você ficará mais forte, mais rápido, mais saudável e poderá reduzir o risco de pelo menos algumas formas de câncer.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here