Você começou a correr há pouco tempo e já está louco para participar de uma prova. Ter uma meta é uma das melhores formas de desenvolver suas habilidades, melhorar seu condicionamento e ampliar o universo de coisas bacanas que envolve a corrida. Outro caso: você já corre há algum tempo, até se arriscou em alguma competição e está louco para experimentar um percurso mais desafiador. Mas qual será a melhor distância para você?

O primeiro passo para definir a distância ideal para o seu momento é conversar com um treinador ou profissional de educação física que já conheça um pouco da sua trajetória. Depois, é importante lembrar que tamanho não é documento: provas curtas não são necessariamente mais “fáceis”; caso contrário todos nós poderíamos correr como Usain Bolt, especialista nos 100 metros. Tem pessoas com perfil para provas de resistência, (ou seja, percursos com mais de 10km) gente com capacidade de manter um ritmo firme por mais tempo. Outros são velozes e têm muita força, mas não sustentam a velocidade por mais de uma hora, por exemplo.

Geralmente, quem está estreando em uma prova deve pensar em um percurso curto, para não correr o risco de se cansar demais. Provas de 5km, por exemplo, podem ser feitas devagar por iniciantes em fase de adaptação ou em ritmo firme, por aqueles com mais tempo de treino ou aptidão física. Quem está treinando para uma meia-maratona pode se beneficiar testando sua velocidade em uma prova de 10km, buscando bater um recorde pessoal.

A escolha da melhor distância para você vai variar de acordo com o objetivo e experiência. Qualquer que seja o seu caso, o Circuito de Corridas Pão de Açúcar tem um percurso para você. É só reunir um grupo e definir quanto cada um vai correr, para que vocês completem juntos, em revezamento, os 42km! Dá para se desafiar, ajudar sua equipe a vencer, incentivar alguém que está começando ou divertir-se com seus amigos enquanto pratica uma atividade física. Clieque aqui e saiba mais.

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