Pequenos treinos durante o dia te ajudam a entrar em forma

Por Elizabeth Millard, da Runner's World US

Subir as escadas parece difícil, mas vamos encarar: estamos falando de menos de um minuto de trabalho. Isso é realmente tempo suficiente para melhorar sua aptidão? Será que existe como entrar em forma sem ter tempo?

De acordo com um novo estudo, sim. Uma pesquisa da McMaster University sugere que intervalos de rápida subida de escadas – mesmo que por apenas alguns minutos – podem melhorar a aptidão cardiorrespiratória.

Veja também: Quanto tempo na posição de prancha para ver os resultados?

Como entrar em forma sem ter tempo

No estudo, os pesquisadores recrutaram 24 jovens adultos sedentários para estudar os efeitos desses pequenos intervalos de exercícios no pico de consumo de oxigênio, uma medida usada para determinar a capacidade aeróbica durante um exercício intenso. Eles queriam averiguar se isso seria o suficiente para combater a desculpa de muitos indivíduos por não se exercitar: falta de tempo.

Os pesquisadores formaram dois grupos. Um deles se exercitava com o uso de escadas e o outro não fazia qualquer treinamento. Os participantes do primeiro grupo realizaram três sprints na escada três vezes por dia, três vezes por semana, durante seis semanas.

Estes sprints foram feitos com pelo menos uma hora entre as sessões, e envolveram um aquecimento dinâmico de 10 polichinelos, 10 agachamentos e cinco afundos laterais antes de correr.

Ao final de seis semanas, os participantes do grupo de pequenos intervalos de treino apresentaram melhor desempenho nos testes de bicicleta e níveis mais elevados de aptidão cardiorrespiratória, comparados ao grupo controle. Também é possível que o aquecimento tenha alguma responsabilidade no resultado. Isso porque ele pode ter ajudado a fortalecer as pernas.

Quem pode se beneficiar da prática?

De acordo com o principal autor do estudo, Martin Gibala, da McMaster University, a estratégia de criar pequenos treinos regulares é uma boa maneira de começar a ficar em forma. Mas você provavelmente não alcançará o mesmo nível de benefícios se você já é altamente ativo,

“Entendo que indivíduos mais ativos não experimentariam os mesmos benefícios. No entanto esses pequenos treinos poderiam servir como uma dose eficaz de atividade de ‘manutenção preventiva’”, afirmou à Runner’s World. “Em outras palavras, você poderia manter a boa forma, mas não necessariamente aumentá-la.”

Gibala observou ainda que a estratégia empregada pelos pesquisadores – correr em lances de escada – é uma maneira ideal de maximizar seus treinos.

Veja também: Pular o café da manhã pode te ajudar a perder peso, mas vale a pena?

“De modo geral, subir escadas é mais metabolicamente desgastante do que caminhar rapidamente. Além disso, induz maior estresse no sistema cardiorrespiratório, o que promove uma maior resposta”, disse ele.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here